top of page

ENUCLEAÇÃO PROSTÁTICA A LASER (HOLEP) E PARA O TRATAMENTO DE DOENÇAS UROLÓGICAS

megapulse70 2.png

A Enucleação Prostática à laser (HoLep) é um método revolucionário para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) no qual um aparelho (laser de alta potência) é utilizado durante a cirurgia em que é realizada a retirada endoscópica (sem cortes) de toda a parte obstrutiva da Próstata, com um controle do sangramento otimizado pelo uso do laser.

Esta nova técnica cirúrgica está associada com a melhor desobstrução ao fluxo urinário e com a diminuição das taxas de necessidade de novas cirurgias futuras. Normalmente os pacientes ficam internados por 24 a 48hs ao invés de 5-10 dias na cirurgia convencional aberta. A sonda no canal uretral geralmente permanece por 24h, menor tempo de todas as cirurgias prostáticas.

Outra vantagem do método é a possibilidade de realização de cirurgias mesmo em pacientes em uso de anticoagulantes. Além disso, pacientes com cálculos de bexiga podem ser tratados em um mesmo tempo cirúrgico e com o uso do mesmo aparelho.

A Enucleação Prostática à laser é considerada o procedimento de escolha para Próstatas volumosas em Guidelines (Protocolos) das Sociedades Americana e Européia de Urologia.

Piranha_Galerie1_400_214px.jpg
Piranha_Galerie_1080_1080px.jpg
03.png

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O HOLEP

dúvidas

O que é a enucleação da próstata com laser de holmium (HoLEP)?

​A enucleação prostática a laser de Holmium (HoLEP) é uma nova técnica cirúrgica que consiste no uso de um laser (laser de Holmium de alta potência) para a remoção de grande quantidade de tecido da próstata que possa estar obstruindo a uretra e dificultando o ato de urinar.

 

​Como funciona a enucleação da próstata com o laser de holmium (HoLEP)?

Com o uso do laser de alta potência, o cirurgião disseca todo o tecido prostático para criar um amplo canal por onde a urina possa fluir sem obstáculos. Isso promove o alívio dos sintomas obstrutivos (jato urinário fino e fraco, várias micções por dia, não conseguir esvaziar bem a bexiga, levantar diversas vezes durante a noite, etc).

 

Quem precisa de enucleação da próstata com laser de holmium (HoLEP)?

A cirurgia de desobstrução prostática por laser de alta frequência (HoLEP) é realizada em pacientes com crescimento da próstata e sintomas urinários obstrutivos associados (jato urinário fino e fraco, várias micções por dia, não conseguir esvaziar bem a bexiga, levantar diversas vezes durante a noite, etc). Ela é considerada o “padrão ouro” em Guidelines Europeus e Americanos de Urologia para próstatas maiores de 80 gramas, mas também pode ser realizada em próstatas de qualquer tamanho.

 

Quais são as vantagens da enucleação da próstata com laser de Holmium (HoLEP)?

  1. Ao invés de realizar a cirurgia aberta (com corte) para tratamento de grandes próstatas e permanecer por 5-10 dias internado e em uso de sonda na uretra, o paciente submetido à cirurgia de HoLEP normalmente fica de 1 a 2 dias internado e recebe alta sem a sonda uretral.

  2. Como o laser de Holmium tem um alto poder de hemostasia (controle de sangramento durante a cirurgia) esta cirurgia pode ser realizada até mesmo em pacientes em uso de anticoagulantes.

  3. Neste tipo de procedimento cirúrgico o máximo possível de tecido prostático é removido (como se retirássemos os gomos de uma mexerica por exemplo), permanecendo apenas a cápsula prostática. Isso faz com que esse tipo de cirurgia tenha menor taxa de reoperação que qualquer outra cirurgia para o crescimento benigno da próstata.

  4. Nesta modalidade cirúrgica, temos um máximo de tecido da próstata sendo enviado para exame de biópsia (Anátomopatológico) para a procura de outras doenças prostáticas como Câncer por exemplo.

  5. Como o HoLEP promove uma “desobstrução máxima” da bexiga e da uretra, ele é uma das possibilidades cirúrgicas existentes para tratarmos pacientes em retenção urinária (em uso de sonda na bexiga por não conseguir urinar).

  6. O laser de alta potência possibilita tratamentos conjuntos em um só procedimento como, por exemplo, o tratamento de cálculos do trato urinário (Renais, de Ureter ou de Bexiga) ou de Tumores de Bexiga no mesmo momento sem a necessidade de custos adicionais.

 

Quais são os riscos ou possíveis complicações da enucleação da próstata com laser de Holmium (HoLEP)?

- Infecção urinária e sangramento pós operatório são as principais complicações após as enucleações prostáticas a laser (HoLEP). Tais complicações são pouco comuns e minimizadas pelo uso do laser, sendo menos frequentes nesta modalidade de tratamento que na RTU (Ressecção Transuretral Monopolar da Próstata) ou nas cirurgias abertas ou laparoscópicas para Hiperplasia Prostática Benigna.

- Incontinência urinária transitória (perda involuntária de urina após a cirurgia) ocorre em cerca de 3-5% dos pacientes operados de HoLEP, taxa esta semelhante às demais técnicas cirúrgicas atualmente disponíveis.

- A perda da ejaculação (ejaculação retrógrada) ocorre em cerca de 50% dos pacientes operados de HoLEP, isso é devido ao depósito do esperma na loja prostática (que se torna ampla para desobstruir o canal urinário). O prazer (orgasmo) não é alterado após a cirurgia.

- Ainda menos frequentes, mas passíveis de ocorrer, são a necessidade de reabordagem cirúrgica em um segundo momento para a remoção de tecido prostático que não pode ser eliminado em um mesmo procedimento cirúrgico ou a necessidade de uma pequena abertura da bexiga para a remoção de grandes pedaços de próstata que não podem ser eliminados por via uretral.

A cirurgia de HoLEP altera a potência sexual?

Não. Os nervos da ereção passam por fora da Próstata e o laser atua na parte de dentro do canal, não havendo contato direto laser-nervos da ereção durante este tipo de cirurgia. Além disso, o grau de penetração do laser é um dos mais baixos dentre todos os tratamentos para Hiperplasia Prostática, minimizando este risco.

 

As cirurgias com o laser de Holmium (HoLEP) são cobertas pelos planos de saúde?

Até o momento as cirurgias prostáticas com o uso de laser de Holmium não são cobertas no ROL de Procedimentos da ANS. Normalmente existe um custo para o aluguel dos aparelhos que são utilizados neste procedimento cirúrgico. Seu cirurgião, ou o contato com um representante dos aparelhos (como o Instituto da Próstata MG por exemplo), podem te esclarecer melhor quanto a isso.

 

Qual o custo para o aluguel de aparelhos como o laser de Holmium (HoLEP)?

O custo do aluguel dos aparelhos vai depender de quais serão necessários para determinada cirurgia.

Temos disponíveis no Instituto da Próstata MG o Laser de alta potência Wolf Mega Pulse 70+, o Aparelho de Morcelação de tecido prostático Wolf Piranha além do material endoscópico para a realização das diversas cirurgias possíveis. O custo de aluguel dependerá de qual procedimento foi indicado pelo seu cirurgião.

 

A cirurgia de HoLEP é a mesma coisa que cirurgia robótica para Hiperplasia Prostática Benigna?

Não. A cirurgia robótica utiliza uma plataforma robótica controlada pelo cirurgião para, através de 5 ou mais pequenos orifícios na barriga, realizar a enucleação (retirada) do “miolo” da próstata. A cirurgia de HoLEP é totalmente realizada através da uretra (sem cortes ou pontos), sendo menos invasiva que a cirurgia robótica para este fim (desobstrução do canal urinário). O tempo de internação, o volume de sangramento e de uso de sonda no canal uretral, também é menor no HoLEP que na cirurgia robótica.

 

Como solicitar o laser de Holmium (HoLEP)?

O uso do Holmium laser para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna deve ser definido pelo seu Urologista, somente ele pode indicar o melhor procedimento para o seu tratamento.

Em caso de indicação do laser de Holmium você pode entrar em contato com um de nossos canais de atendimento:

Email: institutodaprostatamg@gmail.com

WhatsApp: (31) 98423-0468

03.png

Ficou com mais alguma dúvida?

Entre em contato conosco.

bottom of page